terça-feira, 11 de junho de 2013

Indicações livros que auxiliam a compreensão da Matemática.

Ola pessoal.

Aqui vão algumas indicações de livros que auxiliam o raciocínio lógico e o entendimento matemático


Muitos livros podem ser trabalhados, na perspectiva de trazer a História da Matemática para a formação de alunos leitores. Atividades como esta, contribuem para lançar um “novo olhar” para a ciência, permitindo conexões entre a matemática e as outras ciências além de propiciar autonomia de pensamento e estabelecimento de relações e deduções, com as quais o aluno pode fazer conjecturas, expor e contrapor pontos de vista.




Os fantásticos números primos
Livro digital: Os Fantásticos Números Primos
Autor: Ricardo José da Silva
Sinopse: O conteúdo do livro tem como diferencial novos métodos e fórmulas para extração de números primos com o auxílio de tabelas, gráficos e planilhas, tudo de forma didática.
A obra inédita reúne informações embutidas na Tabuada de Pitágoras que nos revelam regularidades e sequências numéricas interessantíssimas de como os números se encadeiam e como se relacionam uns com os outros.
O objetivo é atrair o interesse de professores de matemática, por apaixonados por esta ciência exata e, principalmente, por estudantes para despertar o interesse, o aprendizado e o gosto pela matemática.

Mais informações
Livro digital: Os Fantásticos Números Primos
Autor: Ricardo José da Silva



A Guerra do Cálculo
Autor: Jason Socrates Bardin
Editora: Record
Ano: 2008
Sinopse: No início do século XVIII, Newton e Leibniz se envolveram numa disputa que durou mais de dez anos, até o final de suas vidas. Os gigantes das matemáticas alemã e britânica brigaram acirrada e publicamente pela autoria do cálculo.




A Matemática na Arte e na Vida
Autor: Paulo Roberto Martins Contador
Editora: Livraria da Física
Ano: 2008
Sinopse: O livro mostra uma paisagem ascendente histórica e cultural, conduzindo o leitor a um percurso em que se desfilam as múltiplas contribuições de visões e realizações da Estética, da Arquitetura, da Filosofia, da Matemática e das Ciências Naturais no empenho de expressar em forma de obras ou sistemas explicativos e de análise a apreensão pelo ser humano daquilo que o envolve no meio ambiente, na sociedade, no cosmo e manifesta-se em sua percepção do mundo como beleza, harmonia, simetria, ordem, padrão, equilíbrio dinâmico, coesão e coerências de articulação e organicidade.





E: A história de um número
Autor: Eli Maor
Editora: Record
Ano: 2003
Sinopse: A história de "e" já foi contada e recontada em trabalhos acadêmicos e livros populares e assim como o "π", um parente próximo, exerce um papel central na matemática. Por outro lado, como o "π"', o "e" também nunca teve seu desenvolvimento analisado para o público leigo. Os juros de uma conta bancária, a disposição das sementes de um girassol ou o formato da arcada de uma obra arquitetônica têm conexões com o misterioso número "e". Neste livro, Eli Maor retrata os curiosos personagens e matemáticos que foram envolvidos com a criação deste número, em uma galeria que inclui desde Arquimedes até David Hilbert. Mas o autor se detém ao explorar o desenvolvimento de um período completo da História da Matemática, centrado na invenção do cálculo, do início do século XVII ao final do século XIX.





Razão Áurea: A história de fi
Autor: Mario Livio
Editora: Record
Ano: 2008
Sinopse: As relações matemáticas representadas pelo número fi - 1,6180339887..., conhecida como “razão áurea” ou “proporção divina” - são encontradas na conformação das conchas, dos girassóis, dos cristais, das galáxias, nas proporções do corpo humano, nas pirâmides, em símbolos mágicos e até na Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Nesta obra, o astrofísico e matemático Mario Livio esclarece as origens das ocorrências da razão áurea na natureza e seus usos na arquitetura, na pintura e na música. Um número infinito tão laureado por suas qualidades harmônicas que no século XIV foi elevado a proporções divinas.





O Romance das equações algébricas
Ano de Lançamento: 2006
Número de páginas: 240
Autor: Gilberto G. Garbi
Editora: Livraria da Física
Sinopse: O Romance das Equações Algébricas' representa algo inovador no Brasil e há de exercer duradoura influência nos métodos de ensino da Matemática em nosso país. Sem dúvida, trata-se de uma obra que será muito bem recebida por professores, alunos e aficionados e está destinada a despertar em muitos jovens vocações até então desconhecidas para uma ciência que, ainda hoje injustificadamente, costuma ser envolta em um manto de mistério e encarada com infundado temor.





A equação que ninguém conseguia resolver
Ano de Lançamento: 2008
Número de páginas: 406
Autor: Mario Livio
Editora: Record
Tradutor: Jesus de Paula Assis
Sinopse: Os livros sobre a história da matemática conquistaram um lugar cativo na preferência do leitor brasileiro. Este é um relato fascinante e acessível sobre simetria e sobre como dois jovens e brilhantes prodígios — Évariste Galois (1811-32) e Niels Henrik Abel (1802-29) — revolucionaram a história da matemática para decifrar uma equação que atormentou os melhores cientistas do mundo por séculos.






As grandes equações: A História das fórmulas matemáticas mais importantes e os cientistas que as criaram
Número de páginas: 276
Ano de Lançamento: 2008
Ano de Edição: 2011
Edição: 1ª
Editor: Jorge Zahar
Autor: Robert P. Crease
Tradutor: Alexandre Cherman
Sinopse:  Chefe do Departamento de Filosofia da Universidade de Stony Brook e historiador da ciência, Crease conta a história das fórmulas matemáticas mais importantes para a humanidade e dos cientistas que as criaram.



20000 Léguas Matemáticas: Um passeio pelo misterioso mundo dos números
Autor: A. K. Dewdney

Editora Jorge Zahar

Resumo: O livro inicia com a chegada do escritor a Atenas, o encontro com um historiador da matemática grega e uma bela discussão sobre Pitágoras e o mundo dos inteiros. O autor passa ainda por mais três cidades do mundo, no Egito, Itália e Inglaterra, conhecendo outros matemáticos e procurando respostas para suas questões, conhecendo desde a astronomia islâmica até a simulação da vida em maquinas SPARC da Sun.





O Teorema do Papagaio: Um thriller da história da matemática

Autor: Denis Guedj

Editora: Companhia das Letras

Resumo: Um filósofo em uma cadeira de rodas, um menino surdo, um casal de gêmeos adolescentes e um papagaio que sofre de amnésia, esse grupo inusitado de repente se defronta com uma situação ainda mais estranha quando a remessa de uma fabulosa biblioteca de livros raros de matemática chega até sua casa, em Paris, enviada da longínqua Manaus. À medida que lêem as obras, ficam cada vez mais curiosos a respeito da incrível série de aparentes coincidências entre suas vidas e a daqueles que estudam. Em meio a uma rede de intrigas envolvendo a máfia, seqüestros e enigmas intelectuais, O teorema do papagaio cativa o leitor ao lançar-lhe um desafio, que será compartilhado por cada um dos personagens; compreender e organizar a história do pensamento matemático desde a Antiguidade até os nossos dias.




Tio Petros e a Conjectura de Goldbach: Um romance sobre os desafios da matemática Autor: Apostolos Doxiadis

Editora: Editora 34

Resumo: Ao longo do tempo a Conjectura de Goldbach torna-se um dos problemas mais intrigantes da Matemática. Mesmo já tendo sido testada, ninguém jamais conseguiu provar que a afirmação é válida para todos os números inteiros maiores que 2 e, recentemente, até um prêmio de 1 milhão de dólares foi oferecido a quem for capaz de demonstrá-la...


Sinopses e capas. Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

Retomando...

O não gostar de Matemática é comum. Habitualmente temos “medo” do que não conhecemos. Com vistas a superação dessa problemática, para essa aula, escolhemos a leitura do “O Diabo do Números”.




O Diabo do Números

Autor: Hans Henzensberger/ Sérgio Tellaroli

Editora: Companhia das Letras

Resumo: Robert, um menino de 11 anos, é constantemente assombrado por pesadelos. Certa noite, inesperadamente, começa com uma seqüência de sonhos nos quais o vai conviver com um demônio chamado Teplotaxl, que faz todo o tipo de bruxarias com números. De sonho em sonho, Teplotaxl consegue seduzir Robert com contas, cálculos, triângulos, expoentes, etc.



Livros de contagem e livros de números: possibilitam a exploração de idéias e conceitos matemáticos;Ex.: Aritmética da Emília (Monteiro Lobato,Brasilirense), De hora em hora (Ruth Rocha,Quinteto Editorial), Revolta dos números (Odett B. Mott, Edições Paulinas).

Livros de histórias variadas: podem ser contos folclóricos, conto de fadas com o propósito de transmitir conceitos matemáticos direta ou indiretamente. Ex.: Fábulas (Monteiro Lobato, Brasiliense), As Centopéias e os seus sapatinhos ( Milton Camargo, Ática), As três partes (Edson Kozminski, Ática).

Livros conceituais: exploram idéias matemáticas específicas, mas de forma diferente do que dos livros didáticos convencionais. Ex.: Polígonos, centopéias e outros bichos (Nilson Machado, Scipione), Na terra dos noves-fora (Renate Watanabe, Scipione), Minhas primeiras formas (Marisa Lukács, Maltese-Norma).

Livros de charadas: podemos obter uma série de atividades que propiciam o desenvolvimento de habilidades de pensamentos tais como: previsão, checagem, levantamento de hipóteses, tentativa e erro, que são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem da matemática. Ex.: O que é, o que é? Vol 1 e 2 (Ruth Rocha, Quinteto Editorial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário